9 de setembro de 2020

Para que serve a cobrança de fundo de reserva e chamada de capital?

Postado por Imobiliária Cidade em 09/set/2020 - Sem Comentários

Apesar de serem recorrentes na rotina de um condomínio, ainda há confusão entre eles.

Bom, se você mora em um condomínio, o fundo de reserva e a chamada de capital são termos bastante comuns, no entanto é ainda mais comum confundirmos os dois termos e ainda a sua finalidade.

Antes de diferenciarmos vamos lembrar que as cobranças dessas despesas são legais e está prevista em lei.

Fundo de reserva

Em síntese, o fundo de reserva é um estoque de dinheiro feito para garantir que o condomínio consiga realizar investimentos. Sua principal função é dar suporte financeiro para futuros investimentos do condomínio, como obras e manutenções ou ainda o pagamento de despesas emergenciais.

Chamada de capital

Como o próprio nome já diz, é uma forma de chamada de recursos com fim específico, aprovada em Assembleia convocada e tendo como pauta esse tema. É um item, como regra de valor expressivo, que demanda o aporte de receitas extras, fugindo daqueles custos correntes, para manutenção.

Quando abordamos esse assunto sobre o aspecto do contrato de locação, os locatários normalmente presumem que essas despesas devem ser arcadas e pagas pelo proprietário.

Mas cuidado, antes de atribuir a responsabilidade do pagamento ao inquilino ou ao proprietário, é importante ter o conhecimento do motivo da cobrança e qual será a destinação do dinheiro.

Caso o locatário pague alguma despesa que seja de responsabilidade do proprietário, poderá solicitar o respectivo reembolso, tendo prazo de até 10 anos para pleitear.

Assista no vídeo sobre o tema no Cidade Descomplica para entender mais sobre fundo de reserva e chamada de capital.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!

Por: Imobiliária Cidade

0 Comentários

Deixe o seu comentário!