19 de maio de 2020

O inquilino está devendo condomínio: o que devo fazer?

Postado por Imobiliária Cidade em 19/Maio/2020 - Sem Comentários

É uma dúvida recorrente dos proprietários que possuem seus imóveis alugados. Em uma situação em que o imóvel está locado e será que ele (proprietário) precisa pagar essa despesa?

A Lei do Inquilinato que trata das questões pertinentes à locação, autoriza que o dono do imóvel transfira a responsabilidade de pagamento desta despesa para o inquilino, assim como acontece com a taxa de IPTU.

No entanto, perante o condomínio, a responsabilidade de pagar é do proprietário do imóvel, mesmo que esteja sendo utilizado em forma de locação por outra pessoa. Isso não é fato relevante para o condomínio.

Por esse motivo, a nossa orientação é que o dono do imóvel pague essas despesas de condomínio para que não tenha incômodos, principalmente porque se não houver esse pagamento, o nome do proprietário ser negativado ou ainda ser surpreendido por uma ação judicial.

Depois disso, é importante que o proprietário execute o contrato de locação que está em vigência e faça a cobrança do seu inquilino todos os prejuízos que teve com as taxas de condomínio que ele deixou de pagar.

Sabemos que talvez a orientação possa não parecer tão justa como deveria, no entanto, é o melhor para você. Desta forma as dívidas referentes às taxas de condomínio são pagas, seu nome não fica negativado nem sofre sanções judiciais.

Veja abaixo no episódio 14 do Cidade Descomplica!

Por: Imobiliária Cidade

0 Comentários

Deixe o seu comentário!